Ilha Grande do Piauí
Ilha Grande do Piauí é um lindo e pacato município do Piauí que faz parte do Delta do Parnaíba. As suas inacreditáveis belezas naturais enchem os olhos e lembram cenas de filmes e documentários.
Tamanho é o seu encanto que este pedacinho do paraíso, hoje, é zona de proteção ambiental. E é considerada um dos mais belos recantos naturais escondidos e pouco conhecidos do Brasil. O lugar de praias com águas transparentes e calmas, rodeado por montes com mata silvestre que dão um ar de cenário de filmes românticos em ilhas desertas, por ser pouco visitado é ótimo para relaxar e fugir do urbano.
Fonte: Google imagens/@IlhaGrande
As rendeiras de Morros da Mariana
As rendeiras de Morros da Mariana produzem os mais belos vestidos, vestidos de noiva, saias, blusas e acessórios como mantas, colares e brincos. As mãos se movem com tanta rapidez que os olhos mal conseguem acompanhar os movimentos dos bilros, hastes de madeira em formato de cilindro que sustentam as linhas que são rendadas. É um trabalho complexo que exige paciência e dedicação. As rendeiras se sentam diante de uma almofada de pé de arroz, onde colocam o desenho que serve como molde e que guia a tessitura complexa do vai-e-vem dos bilros.
Inseridas no circuito da moda, as artesãs que antes se limitavam à produção de bico e renda em metro, são conhecidas hoje por vestirem artistas e personalidades. Um exemplo é a ex primeira-dama, Marisa Letícia que usou um vestido assinado pelo estilista Walter Rodrigues, feito com mil e quinhentas delicadas flores de camélia em renda de bilro, na posse de segundo mandato de Lula. Considerada pelas artesãs a grande divulgadora da Casa das Rendeiras, a repercussão do vestido gerou inúmeras encomendas de noivas que queriam se casar cobertas pelas flores de camélia rendadas.
Fonte: Google imagens/@Casadasrendeiras
Atração turística da cidade.
Na Associação das Rendeiras dos Morros da Mariana, mais conhecida como Casa das Rendeiras foi fundada em 1992. Lá as cerca de vinte artesãs possuem um kit de trabalho com almofada, bico e linha. Elas já foram contempladas duas vezes com o Prêmio Top 100 de Artesanato, do Sebrae Nacional e receberam oficinas com designers e outros profissionais, como o estilista Walter Rodrigues que resultaram em uma participação na São Paulo Fashion Week. Hoje, a Casa das Rendeiras se tornou atração turística da cidade. @casadasrendeiras
Fonte: Google imagens/@Casadasrendeiras
Tradição familiar
As rendeiras compõem fortemente o imaginário nordestino, concedendo graça, beleza a essa região brasileira. Fazer renda é um ofício antigo que foi exercido por muitas mulheres que teciam sob a sombra das árvores. Nos quintais de Morros da Mariana essa cena segue viva, graças às mães e avós que há mais de três séculos repassam às suas filhas o gosto pela técnica trazida pelas portuguesas, no Brasil Colônia. O bairro Morros da Mariana fica na cidade de Ilha Grande, um pacato município do Delta do Rio Parnaíba, no litoral do Piauí. È a maior ilha do Delta.
Ilha Grande do Piauí fica à 1 h 25 min min (84,5 km) de Barra Grande via BR-402 – PI
Fonte: Google imagens/@Casadasrendeiras
Para mais informações entre em contato conosco pelo WhatsApp (86) 9 8806-0007, pelo nosso e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou instagram @hospedagembarragrandepi
Texto: Diego Machado
Revisão: Janaina Araujo