Em 1500 com a chegada dos portugueses a dieta dos índios brasileiros foi influenciada por seus costumes, e posteriormente por africanos. Com o passar dos anos a culinária nordestina foi se tornando variada por causa da miscigenação de culturas e tradições que se encontravam na região. A região Nordeste é considerada uma das mais ricas em termos de cultura e belezas naturais, também é no que se refere à diversidade gastronômica. Os pratos da culinária da região Nordeste caracterizam-se pela presença marcante de temperos fortes.
Para deixar você por dentro do que encontrará nos restaurantes em Barra Grande, conheçam o cuscuz prato para ser saboreado no café da manhã, o baião de dois e maria isabel que podem ser degustados no almoço e jantar, e por último a cajuína uma bebida que pode ser saboreada em qualquer momento do dia.
CUSCUZ
Apesar de não possuir origem brasileira, é um prato típico do Nordeste que com o passar dos anos diversas versões com ingredientes diferentes foram desenvolvidas e reproduzidas no Brasil. A versão tradicional é feita com farinha de milho temperada com sal e depois cozido no vapor, a opção de colocar outros ingredientes fica a critério.
Fotos: @padariadabarra / @piauimeuamor
Quem não gosta de um cuscuz quentinho com um café logo pela manhã né? A refeição se tornou uma das queridinhas que os brasileiros adicionaram em seus cardápios. O prato de cuscuz é um exemplo da influência que as regiões podem exercer sobre uma receita, e criar novas histórias e sabores com diversas opções de ingredientes.
Curtir uma praia é uma delícia, agora juntar essa experiência com após acordar, tomar um café quentinho com cuscuz, para começar o dia com pé direito e depois se aventurar no nosso litoral piauiense, seria uma experiência incrível, não é? Então não deixe de visitar Barra Grande e na sua estadia não esqueça de provar um delicioso cuscuz.
BAIÃO DE DOIS
O termo baião que deu origem ao nome do prato, provém de uma dança típica do Nordeste, e o prato ganhou uma notoriedade com a música Baião de Dois em parceria do pernambucano Luiz Gonzaga com o compositor cearense Humberto Teixeira.
O baião de dois é um prato típico da região Nordeste do país, vindo do estado do Ceará. O prato é uma receita considerada simples composta por arroz e feijão, preferencialmente de corda, mas essa escolha fica á gosto de quem está preparando o prato. Com o passar do tempo as receitas do prato foram adaptadas e diversificadas de acordo com as preferências.
Em Barra Grande, um dos restaurantes locais que você encontra o prato é no @trabalhabrasilpraia.
MARIA ISABEL
Maria Isabel é o prato nordestino representativo da cozinha piauiense, que se encontra presente na culinária de outras regiões do Brasil como no Centro-Oeste, mas o local de origem da Maria Isabel é a região do Nordeste. No Piauí a partir do prato originou-se o festival gastronômico que leva seu nome, e acontece em Teresina na capital do estado.
O prato nordestino que se encontra presente nos cardápios piauienses, consiste em carne de sol cortada em pedaços pequenos misturado com arroz cozido e com temperos á gosto.
Fotos: @mariaizabelcozinhapalmas
CAJUÍNA
A cajuína é uma típica bebida da região Nordeste do Brasil, produzida e consumida nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, sendo mais comum neste último, onde se tornou Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A bebida é clarificada, esterilizada e produzida a partir do suco de caju, não possui álcool ou açúcar e sua coloração é amarelo-âmbar que pode variar para escuro e claro, o que influencia nessa coloração é o tempo de fermentação.
Em Teresina capital do estado do Piauí, a bebida tornou-se um símbolo cultual da cidade e foi no Piauí que a cajuína se consolidou como uma bebida tradicional e obteve um reconhecimento nacional acerca da bebida de caju.
E vocês sabiam que a cajuína foi citada até em música? No ano de 1979 o cantor e compositor Caetano Veloso compôs a música intitulada “Cajuína” ao qual a bebida é citada, a canção foi em homenagem ao seu grande amigo Torquato Neto.
A fabricação da cajuína é feita através de quatro processos, que ocorrem na seguinte ordem: o primeiro é a extração do suco, o segundo a clarificação, o terceiro é o processo de filtração e o quarto e último é o tratamento térmico.
Você sabia que é comprovado que a cajuína faz bem para a saúde? Isso mesmo, então ao visitar Barra Grande não esqueça de beber uma deliciosa e refrescante cajuína enquanto aprecia o encantador pôr do sol em um lindo fim de tarde.
Fotos: @cajuinacristal
E quando visitar o Litoral Piauiense não deixe de desfrutar das belezas naturais de Cajueiro da Praia, conhecer a encantadora praia de Barra Grande e não esqueça de degustar da nossa saborosa culinária piauiense! Venha conhecer o Piauí e se encantar com essa beleza de lugar.
Fonte: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/
Texto: Thamires Oliveira
Supervisão: Janaina Araujo