O Artesanato Do Litoral Piauiense

Imprimir

Artesanato no litoral Piauiense

 O nosso litoral é riquíssimo em belezas naturais, em cultura e não podemos esquecer dos trabalhos manuais, o artesanato, que ajudam na subsistência e sustento de várias famílias do litoral. O artesanato dessas regiões prioriza a representação de sua biodiversidade, a preservação da mesma, mesmo muitas vezes usando itens para a produção das peças, materiais que provêm da natureza. Materiais como palha secas da Carnaúba, rendas, argilas, cerâmicas e conchas.

O Artesanato Do Litoral O Artesanato Do Litoral Piauiense

Aqui a matéria prima é a palha da Carnaúba, a palha é recolhida, recortada, e trançada e transformada em cestas, chapéus, bolsas e caixas, para dar um charme a mais às vezes essas peças são tingidas. Uma das artes do litoral que mais exige tempo e criatividade, quem não gostaria de uma bolsa de praia altamente charmosa, elegante, única e ecológica?

Na Ilha Grande de Santa Isabel no município de Parnaíba- Pi, que fica à 1 h 21 min (78,9 km) via BR-402 de Barra Grande-Pi, existe  uma associação que conta com a participação de 25 famílias que vivem da pratica de artesanato com a palha da carnaúba. 

O Artesanato Do Litoral    O Artesanato Do Litoral Piauiense

 

 Renda

A renda é mais uma das artes do litoral que ganhou espaço até mesmo internacional e é considerada mais trabalhosa. Como é o caso de Martha Medeiros, estilista que ganhou o mundo e inaugurou na Califórnia sua coleção com várias peças com rendas. E as passarelas como as rendeiras dos Morro das Marianas, Ilha Grande no Piauí, que com suas peças belíssimas alcançaram a atenção de estilistas profissionais e idealizadores da São Paulo Fashion Week, sendo premiadas duas vezes com o título Top 100 Artesanato. Você pode encontra esse tipo de artesanato nas lojinhas de artesanato do Porto das Barcas Em Parnaíba-Pi, à 1 h 9 min (71,2 km)
via BR-402 de Barra Grande Pi.

 

O Artesanato Do Litoral

 O Artesanato Do Litoral O Artesanato Do Litoral

 

 Argila e Cerâmica 

 O Artesanato Do Litoral Piauiense  O Artesanato Do Litoral Piauiense

 Arte cultural que consiste na queima da argila em alta ou em baixa temperatura, atividade artesã que ganhou espaço em um bairro chamado Poti Velho, um bairro antigo da capital Teresina, que fica à (398,3 km) 5:24h,via BR-343 de Barra Grande-Pi. A partir da argila extraída de uma lagoa nas proximidades do bairro, os artesãos piauienses moldam  manualmente essa argila transformando-as em jarros, esculturas, itens de decoração, bonecas e possuem diferentes cores e texturas. Existe uma cooperativa no Poti Velho que incluem mais de 30 mulheres da localidade e fazem um trabalho manual com argila que levam horas até chegar na cerâmica. Essa Cooperativa de ceramista do Poti Velho  foi fundada em 1964 com fins lucrativos e virou fonte de renda para várias famílias da região.

 O Artesanato Do Litoral Piauiense O Artesanato Do Litoral Piauiense

 

 

 Conchas e Búzios

 O Artesanato Do Litoral   O Artesanato Do Litoral

Uso dos Búzios e conchas pode parecer um pouco problemático para as autoridades que visam a preservação do ambiente, mas essa é uma das mais belas artes e a retirada da matéria prima é menos mal, comparado ao tanto de lixo deixado em uma única visita a praia. No litoral piauiense encontram-se artes com conchas no paradisíaco Cajueiro Da Praia, onde as conchas não se perdem em meio à areia e sim transformadas em cortinas, colares e enfeites. Você pode encontrar esse tipo de artesanato na Barraca da Neda em Cajueiro da Praia/Barra Grande-Pi e na BarraTur.

 O Artesanato Do Litoral    O Artesanato Do Litoral

 

Que tal conhecer de perto os belíssimos e ecológicos artesanatos do litoral piauiense? Confira mais informações no nosso site. Entrar em contato via e-mail contato@hospedagembarragrandepi.com.br, WhatsApp +55 86 8806-0007

Instagram: @hospedagembarragrandepi

 Texto: Thais Barbosa

Revisão: Janaina Araujo

Tags: #cajueirodapraia, #rotadasemocoes, #barragrandepi, #hospedagembarragrandepi, #litoralpiauiense, #artesanato, #argilaeceramicas, #rendadomorrodamariana